O antispam SpamAssassin filtra as mensagens baseado no assunto e conteúdo das mensagens recebidas, por padrão o antispam esta desativado em todas as contas, ficando a seu critério habilitar ou não.
Como funciona o Score (pontuação)
O Score (pontuação) é a medida utilizada para configurar o antispam, Score menor vai fazer o antispam mais "agressivo" e poderá bloquear mensagens que não são spam, Score maior vai fazer o antispam mais "conservador" e poderá não detectar certas mensagens como spam (mesmo sendo spam), assim que ativar o antispam o Score estará em "5" como padrão, recomendamos alterar para valores enrte 8 e 10 e ir diminuindo caso perceba que muitas mensagens de spam ainda estão passando sem serem filtradas.
- SpamAssassin
Para ativar o antispam no cpanel clique no link "SpamAssassin (Anti-Spam)" e em seguida em "Enable SpamAssassin" ou em "Disable SpamAssassin" para desativar.
Somente habilitar conforme citado acima vai apenas fazer o antispam marcar o assunto das mensagens detectadas como spam com o prefixo ***SPAM*** no início do assunto da mensagem no entanto vai continuar recebendo as mensagens normalmente.
- Filters
Ativar a opção em "Auto-delete spam" permite que o antispam apague automáticamente as mensagens marcadas como spam baseado no "Score" selecionado na mesma opção, "Disable Auto-delete spam" desativa esta mesma opção.
- Spam Box
Ativar a opção em "Enable Spam Box" permite que o antispam envie as mensagens marcadas como spam para a pasta "spam" , esta pasta deve ser criada no Webmail para que então as mensagens possam ser arquivadas na mesma, desta forma você pode verificar se não há alguma mensagem legítima marcada incorretamente como spam antes de apagar, "Disable Spam Box" desativa esta opção e "Clear Spam Box" limpa a pasta "spam" apagando todo o conteúdo.
- SpamAssassin Configuration
Aqui pode ser configurado o "Score" que será usado pelo antispam, clique no botão "Configure SpamAssassin" altere o campo "required_score" e clique em "Save"